20 abril 2008

Já se ouvem os cagarros



Estamos em Abril e os cagarros já se fazem ouvir. Enchem a noite com os seus belos cantos. É um canto peculiar e inesquecível. O cagarro (Calonectris diomedea borealis) é a ave marinha mais abundante nos Açores. Nidifica ao longo do litoral de todas as ilhas e em alguns ilhéus, incluindo sectores inacessíveis em falésias. Para fazer o ninho escolhe preferencialmente cavidades naturais e fendas na rocha.

O ciclo reprodutor tem uma duração de quase 9 meses, estendendo-se desde finais de Fevereiro até finais de Outubro. Período após o qual se reúnem e migram, nomeadamente, para a costa do Brasil e do Uruguai.

No mar é frequente observar bandos de cagarros a alimentar-se em associação com outros predadores marinhos, tais como cetáceos e tunídeos, que dirigem as potenciais presas para a superfície. Possuem uma dieta à base de pequenos peixes, como o chicharro ou a cavala, e de pequenas lulas e crustáceos. O seu voo é caracterizado pelos poucos movimentos de asas e pela agilidade com que rasa as ondas. Em contrapartida, quando aterram e têm de se deslocar em terra são muito desajeitadas.


Sem comentários:

Enviar um comentário